A História de Krishna

Traduzido e Adaptado por Rafael Brito

KRISHNA, um dos avatares de Vishnu, é um dos mais famosos e fascinantes personagens da Mitologia Hindu. Eis a história de seu nascimento:

Há muito tempo viveu, em Mathura, um rei perverso e ambicioso chamado Kamsa. Ele saqueou e explorou seu reino como bem quis, e tudo que se via em seu governo era injustiça. Certo dia, ecoou uma profecia divina, vinda dos céus, que dizia: “Kamsa! Seu fim está próximo! O oitavo filho de Devaki, sua irmã, será o causador de sua morte”. Kamsa enfureceu-se com a predição, e aprisionou tanto sua irmã como o marido desta, Vasudeva.

Assim, ele passou a matar todos os filhos que nasciam do casal. Mas, quando nasceu a oitava criança, à meia-noite, os céus rugiram e o deus Vishnu ordenou a Vasudeva que levasse a criança para o outro lado do rio Yamuna, onde ficava a vila de Gokul. Lá, ele trocaria a criança com a filha de Yasoda, que nascera no mesmo momento. Vasudeva acomodou a criança em uma cesta e, quando se dirigiu às portas da prisão, encontrou-as abertas, como por mágica.

Chegando ao rio, viu que as águas se dividiam para ele, de modo que passou andando pelo próprio leito do rio. Ao chegar na vila, Vasudeva fez a troca com Yasoda, voltando logo depois para a prisão. Como o bebê chorava e gritava a toda altura, logo Kamsa acordou. Seguindo alegremente para as masmorras, o perverso rei tomou a criança, erguendo-a no ar. Mas, nesse mesmo instante, o bebê, que era a encarnação da própria Devi, começou a rir, dizendo: “Kamsa, teu verdadeiro inimigo ainda está vivo. O filho de Devaki está vivo e em seu devido tempo voltará para te matar”; e então, desapareceu. Kamsa estava muito enfurecido, e começou uma matança de todos os garotos recém-nascidos do reino. Implantou-se um estado de terror sem medidas.

Krishna levou uma vida alegre e cheia de aventuras amorosas em Gokul. Amou muitas gopis (pastoras, mulheres e filhas dos vaqueiros), e nenhuma delas resistia a seu charme quando ele tocava sua flauta. Entre todas as gopis, havia uma que era especial para Krishna, Rhada. São várias as histórias do amor entre Krishna e Rhada. Krishna também foi uma criança muito travessa, que constantemente aborrecia Yasoda, como é descrito nos dohas (poemas) de Mirabai, devoto de Krishna.

Krishna nasceu para eliminar tudo que traz o mal ao mundo. São inúmeras as histórias de sua bravura, mesmo quando criança. Muitas delas estão relacionadas com as tentativas de Kansa em matar Krishna, depois que o rei o descobrira vivendo em Gokul.

Quando Krishna tornou-se adulto, deixou a paradisíaca Gokul e sua idílicas aventuras com as Gopis, partindo em sua missão de matar Kamsa. Quando finalmente cumpriu a tarefa, instalou-se me Dwaraka, junto com seu irmão Balarama, e aprendeu as tradicionais artes da luta, incluindo o arco-e-flecha. Posteriormente, Krishna arbitrou a lendária batalha entre os Pandavas e os Kauravas, no Mahabharata. Durante a guerra houve o famoso episódio – conhecido por Bhagvad Gita – em que Krishna discursou para Arjuna em pleno campo de batalha.

A História de Krishna e Putana

Kamsa, o perverso tio de Krishna, havia contratado os serviços de Putana, uma Rakshasi (mulher-demônio), para matar Krishna. Putana era uma feiticeira, e podia tomar qualquer forma que desejasse. Ela se disfarçou como uma Gopi (pastora), e entrou na casa de Krishna. Krishna era ainda um bebê naquele tempo.

Ela alimentou-o com seu próprio leite, que estava envenenado. Mas Krishna, mesmo sendo um bebê, reconheceu-a, e então sugou tão fortemente que extraiu não só o leite, mas também sua vida. Assim, a Rakshasi assumiu sua verdadeira forma, para logo depois cair morta. Como se pode ver, desde criança Krishna já possuía seus poderes divinos.

A História de Krishna e Kaliya

Kaliya, o rei das serpentes, vivia nas margens do rio Yamuna. Ele havia envenenado as águas do Yamuna, e também havia devastado as florestas próximas ao rio, através de seus eflúvios venenosos, que eram absorvidos pelas plantas.

Krishna, ao encontrar a serpente, pulou nas águas do rio para matá-la. Logo ele foi envolvido por Kaliya, sendo lançado ao fundo do Yamuna. Mas antes que corresse maior perigo, lembrou-se de seus poderes divinos, com os quais libertou-se da serpente. Dançando sobre a cabeça de Kaliya, Krishna estava prestes a matá-lo, quando as esposas do rei das serpentes imploraram por sua vida.

Krishna atendeu ao pedido, e deixou-os logo após ordenar-lhes que partissem o quanto antes das costas do Yamuna. E assim eles fizeram, partindo para uma vida normal bem longe do Yamuna. Este feito ficou conhecido como Kaliya-Daman.

A História de Krishna e Bakasura

Bakasura, que era irmão de Putana, foi outro dos Asuras (demônios) contratados por Kamsa para matar Krishna. Bakasura tomou a forma de um pássaro gigante, aterrorizando os pastores e as Gopis de Gokul. Krishna, em um ato de bravura, lançou-se dentro do bico do pássaro, que instantaneamente fechou-o. Mas Krishna começou a rondar por dentro pássaro, de modo a deixá-lo fraco e enjoado; logo Bakasura teve de vomitar Krishna, morrendo no mesmo local.

Tal como Bakasura, seu irmão, Aghasura, foi contratado por Kamsa. Krishna derrotou-o com a mesma técnica usada contra o irmão: quando o demônio surgiu, sob a forma de uma serpente gigante, para atacá-lo, Krishna entrou em sua boca, fazendo-o passar mal até a morte.

5 comentários em “A História de Krishna”

  1. ridículo kkk os cristão não são nada originais, copiaram a história de
    Krishnna e recriaram ele no oriente médio como encarnado jesus, já que
    hindus creem em reencarnação kkkkkk cristãos plagiadores filhos da
    puta!.

    1. Silvia Trindade

      Qual é a data da criação, ou escrita, da história de Krishna ? Qual das duas histórias foi contada, registrada primeiro ?

      1. As escrituras sagradas hindus que incluem a história de krishna são datados do século IV a.C, ou seja, 400 anos antes de Jesus nascer. E ainda baseado em dados das escrituras e cálculos astrológicos, a data de nascimento de Krishna, conhecida como Janmastami, é o dia 18 de julho de 3228 a.C.

Comentários encerrados.