As Musas

musas01

Originalmente as Musas eram as divindades da primavera, depois foram chamadas de deusas das várias inspirações humanas. As nove Musas cantavam e dançavam, lideradas por Apolo, nas celebrações de deuses e heróis. As Musas induziam a memória dos humanos e inspiravam escritores e artistas.

Caliope

Calíope ~ Eloqüência

Significado do nome: “Bela Voz”

A mais velha e mais distinta das nove Musas. Ela é a Musa da eloquência e da poesia épica ou heroica. Calíope é a mãe de Orfeu e Linus com Apolo. Ela foi árbitro da disputa de Adônis entre Perséfone e Afrodite. Seus símbolos são um pergaminho, tábua de escrever e estilete.

Clio

Clio ~ História

Outros nomes: Kleio

Significado do nome “Proclamadora”

Com Pierus, rei da Macedônia, ela é a mãe de Jacinto. A ela é atribuída a introdução do alfabeto fenício na Grécia. Seus símbolos usuais são um rolo de pergaminho ou um conjunto de tábuas para a escrita.

Erato

Erato ~ Poesia amorosa

Significado do nome: “Adorável”

A Musa da poesia lírica (elegia), particularmente a poesia amorosa ou erótica, e da mímica. Ela é representada usualmente com uma lira.

Euterpe

Euterpe ~ Música

Significado do nome : “Delícia”

Euterpe, pela cultura grega, é uma das nove Musas de Apolo. Seu nome significa “plena alegria” ou “delícia”. Nascida de Zeus e de Mnemosyne, a deusa da memória, juntamente com as outras oito irmãs, Euterpe é a Musa da música e da poesia lírica. Ela também é a Musa da alegria e do prazer e do tocar de flauta, e a ela atribui-se a invenção da flauta dupla, que é o seu símbolo.

Melpomene

Melpômene ~ Tragédia

Significado do nome: “Coro”

A Musa da tragédia. Ela é usualmente representada com uma máscara trágica e usando os coturnos (botas tradicionalmente gastas e usadas pelos atores). Algumas vezes ela segura uma faca ou bastão em uma mão, e a máscara na outra.

Polimnia

Polínia ~ Poesia lírica

Significado do nome: “Muitas canções”

Polínia é a Musa grega do hino sagrado, da eloquência e da dança. Ela é representada usualmente numa posição pensativa ou meditativa. Ela é uma mulher de olhar sério, vestindo num longo manto e descansando um ombro num pilar. Algumas vezes tem um dedo na boca.

Terpsicore

Terpsícore ~ Dança

Significado do nome: “Delícia de dançar”

A Musa Terpsícore. Seu símbolo é a lira. De acordo com algumas tradições, ela é a mãe da sereias com o deus ribeirinho Aquelau.

Talia

Talia ~ Comédia

Significado do nome: “Festividade”

Talia é uma das Musas gregas, e ela preside a comédia e a poesia leve. Seus símbolos são a máscara cômica e um cajado de pastor. Talia também é o nome de uma das Graças (Cáritas).

Urania

Urânia ~ Astronomia

Significado do nome: “Rainha das montanhas”

A Musa grega da astronomia e da astrologia. Ela é representada com um globo na mão esquerda e um prendedor na direita. Urânia veste-se com um manto bordado com estrelas e ela mantém seus olhos fixos no céu.

musas

As Camenas

Por este nome os latinos chamavam as Musas, mas incluindo, também, outras divindades, principalmente ninfas dos montes. Egéria era uma delas, e sua fonte e sua gruta ainda são mostradas até hoje. Conta-se que Numa, segundo rei de Roma, era favorecido por essa ninfa com encontros secretos, durante os quais ela lhe dava lições de sabedoria e direito, que foram concretizadas nas instituições da jovem nação. Depois da morte de Numa, a ninfa definhou de pesar e transformou-se numa fonte.

1 comentário em “As Musas”

Comentários encerrados.