Escritos Lendários: Guia Ilustrado Zahar – Mitologia

Capa_zahar

De autoria de Philip Wilkinson e Neil Philip, cujo titulo original é Eyewitness Companions: Mythology. A versão brasileira foi lançada pela Editora Zahar.

Para quem conhece outras publicações e guias turísticos dessa editora, esse guia de mitologia segue o mesmo padrão. Um livro com mais de 340 paginas de conteúdo e ao mesmo tempo extremamente visual, recheado de imagens, não existe uma pagina sequer onde não se encontre uma gravura. Além de belíssimas fotografias de paisagens em paginas duplas.

A obra inicia com conceitos universais, como criação do cosmo, da vida, heróis, diluvio, morte, além da própria definição de mitologia. Sempre se apoiando nos mitos como exemplos.

Zahar_voodoo

Nos capítulos seguintes, a obra viaja pelo mundo, visitando o mundo clássico (Grécia), a Europa, Ásia, Américas, África e Oceania, respectivamente em cada capitulo. A identificação de cada capitulo se deve não só pelo tema, mas também por cores e símbolos encontrados em cada pagina.

Cada mito apresenta em seu inicio símbolos que identificam: o tema do mito, a cultura de origem, o cenário, e suas fontes.

Em seu ultimo capitulo Quem é Quem na Mitologia, esse guia apresenta inúmeros deuses, mas dessa vez separados, não pela geografia, e sim por seus aspectos e domínios, como deuses criadores, deuses da morte, do mar, fertilidade, etc.

É comum que livros que não se prendam a uma unica mitologia ou mito fiquem apenas nos mais conhecidos, se tornando uma repetição de mitos famosos. Mas este guia, por viajar pelo mundo todo, vai desde os já populares gregos, até personagens e divindades desconhecidas de povos polinésios, africanos, meso-americanos, etc.

Esse livro pode ser apreciado tanto em uma leitura do inicio ao fim, como em consultas, já que seu índice e suas identificações auxiliam bastante a encontrar um mito especifico, uma obra para se guardar sempre por perto e ser revisitada inúmeras vezes.

Tradução: Áurea Akemi
Editora: Zahar
Coleção: Guia Ilustrado Zahar
Paginas: 352

1 comentário em “Escritos Lendários: Guia Ilustrado Zahar – Mitologia”

Comentários encerrados.