Papo Lendário #118 — Trindade Mítica

Papo Lendario 118

Neste episódio do Papo Lendário, Leonardo, Juliano Yamada e Pablo de Assis convidam Lucas Ferraz (Templo do Conhecimento) para falarem sobre Trindades

Entenda o conceito de trindade.

Saiba mais sobre deusas triplas dos celtas, como Morrigan e Brigit

Entenda como funciona as trindades nórdicas

Ouça um pouco sobre o Trimurti indiano.

Musica Final: Trinity — Trilha do Filme Django

LINKS:

Templo do Conhecimento

Cabuloso Cast

Papo Lendário sobre O Anel dos Nibelungos pt 01

Papo Lendário sobre O Anel dos Nibelungos pt 02

Papo Lendário sobre Matematica

Papo Lendário sobre Hórus

Papo Lendário sobre a Comparação do Oriente com Ocidente

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Passando aqui apenas para relatar um problema no feed de podcasts. Não sei se aconteceu apenas com quem assina pelo iTunes, mas este episódio veio com o áudio do episódio passado.

    • Ola Musashimm, obrigado por informar, de fato ocorreu uma troca no episódio. Mas ja ajustamos, confirma pra nós, por gentileza, se com você já esta OK, se for preciso, assine novamente o feed.

      Muito obrigado.

  • Caio Itri

    O problema relatado pelo Musashinm não ocorre apenas com quem usa o iTunes.Eu uso o Podcast Republic (android) e aconteceu a mesma coisa… Já assinei novamente algumas vezes mas continua o áudio do episódio anterior.

    Abs. e parabéns pelo trabalho

    • Obrigado por avisar Caio, vamos verificar o que está ocorrendo.

  • Diego Miyabi

    Bom, pelo player do site, está o cast correto. 🙂

  • A trindade são leis universais conhecidas por todos os alquimistas e astrologos e sabios de todas as épocas, conhecida como Tramazikano ou Lei de 3, a lei da criação pois são os polos positivos e negativos e conciliadores universais e se procurarem ,vão encontrar em tudo, assim como no átomo ou nas estrelas e galaxias, etc. tudo se cria pela inteligencia da lei de 3 e se organiza pela lei de 7 conhecida pelos sabios ocultistas como Heptaparaparshinock, ou a lei da organização, o 3 cria e o 7 organiza tudo no universo atravás do verbo ou escalas musicas, som eterno ou vibração universal, que através do Santo Okidanock, Lei das oitavas , eleva ao infinito as escalas criando até mesmo as dimensões(multiversos) no qual vivemos e temos a alma e o espírito tão inalcansavel pros aparelhos tridimensionais, mas visivel e palpavel para as pessoas que tem elevada consciência.

  • As batalhas e guerras divinas nunca são físicas e sim alegorias de uma batalha interna do homem contra sua natureza inferior e animal, sempre usando sua espada(vontade) e escudo (consciência)

  • Andre Luiz

    Pessoal.

    Os eslavos também são indo-europeus.

    As mitologias que se originaram nas estepes da Eurásia são parecidas.

    Abraços

    • Verdade Andre, não conheço muito, mas pesquisei um pouco depois de teu comentario e vi que eles possuem uma certa relação com alguns conceitos nórdicos.

      Valeu pela correção!

    • Lucas Feraz

      Oi André!

      Você está corretíssimo! Foi uma deslizada minha, falei de Eslavos pensando em mitologia finlandesa e tal, misturei tudo mesmo.

  • Amarildo – Spitfire

    E eu sou Spitfire…antes de + nada, já que vi alquimia num dos comentários acima, lembrei de um nome de loja que vi ontem passando numa das ruas do Morumbi em São paulo: nome da loja: AU Q MIA …loja de quê? (inteligente o nome da loja!)

    Muito interesante o tema sobre a crença trinitariana…ainda não ouvi…mas é certo que a crença foi quebrada no episódio com a participação de um quarto componente.

  • Thiago Francisco De Carvalho Oliveira

    Com relação a matemática :D. A nossa representação numérica é limitada e depende da nossa cultura, etc… Porém, o conceito matemático é universal, por exemplo, você consegue somar em base 10, mas também consegue em base 2, base 16, ou seja, a ideia “soma” é algo que acontece independente da nossa rasão. Alguns conceitos matemáticos até fogem desta razão.
    A noção de Limites, o quanto você consegue se aproximar de algo, sem chegar neste algo
    Ou se pensarmos em uma soma de componentes infinitos, temos a crença de que isso sempre resultara em um numero infinito, no entanto, a matemática prova que muitas somas tendendo ao infinito resultam em um numero real, outras chegam a dar 0.
    A matemática é uma linguagem universal, pois ela representa o universo em sua abstração. Só não devemos confundi a matemática com números.

    • Amarildo – Spitfire

      …e eu sou Spitfire.
      A matemática é o idioma com o qual Deus escreveu o mundo.

  • Nilda Alcarinquë

    Olás!

    Sobre a questão que o Lucas levantou sobre as trindades femininas fiandeiras: fiar era uma função normalmente ligada à mulher, que a aprendia desde pequena e não parava de fazê-lo até o fim da vida. E idosas não tinham mais tanta energia para alguns trabalhos físicos, então era muito comum que fiar fosse sua função principal numa casa.

    Então parece-me bem natural que figuras míticas femininas sejam fiandeiras, e que ligar o ato que determina a vida ou a fortuna de alguém a esta atividade uma comparação facilmente compreensível.

    abraços

    • Lucas Feraz

      Pensando por esse lado faz bastante sentido!
      Mas ainda estou digerindo o fato de existirem em diversas mitologias as mesmas figuras tríplices. Muito interessante!

      • Nilda Alcarinquë

        Pois é.
        Li algumas coisas sobre o Candomblé estes dias e vi pelo menos uma trindade e talvez sejam mais de uma.
        Com muitas diferenças em relação às européias, mas o padrão está lá.

        abraço

        • O padrão está sempre lá – mesmo que não seja visível… 😉

  • Alguém sabe o nome da música que começa no segundo 32, depois do som padrão de abertura?

    • Mário, não vou lembrar o nome exato da musica agora, mas ela faz parte da trilha sonora do seriado Battlestar Galatica (nova versão)

      • Obrigado, com isso eu achei. O nome é A Promise to Return , e parece que faz parte da trilha sonora da segunda temporada.