Papo Lendário #99 — Noé, o Décimo Patriarca

Nesse episódio do Papo Lendário. Leonardo Henrique, Juliano Yamada, Felipe Nunes, Nilda, e Pablo de Assis conversam sobre Noé

Conheça outras versões desse personagem bíblico.

Entenda se de fato Noé pode ter existido ou não.

Aprenda sobre a linhagem de Sem, Cam e Jafé.

Musica Final: Mercy Is – Patti Smith

LINKS:
Conspiração do Arco-Iris

Episódio #82 – Chove Chuva — episódio sobre dilúvio

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

15 comentários em “Papo Lendário #99 — Noé, o Décimo Patriarca”

  1. Muito bom o papo sobre Noé.
    Mas eu sempre tive uma dúvida quanto ao tempo de vida dos povos antigos. Teoricamente eles viviam, 600, 900 ou até 1000 anos, mas isso não era porque eles se utilizavam do calendário lunar e a cada ciclo da lua era considerado um ano? Não lembro onde eu vi essa teoria porém eu acho muito mais provável. Por exemplo, seguindo este raciocínio, Noé teria vivido 75 anos (o que já seria considerado uma eternidade para a época hehehe.)

    Continuem com o bom trabalho! []´s

    1. Charles, nunca tinha ouvido falar nessa teoria do calendário lunda, é bem interessante. A unica coisa é que ai perde parte do fantastico que as lendas antigas tem, mas mesmo assim é algo legal de se saber.

    2. Só um detalhe. Viver 70, 80, 100 anos não era uma eternidade pra época. Muita gente vivia isso A tal da média de 30, 40 anos era causada pela mortalidade infantil.

    3. Obviamente eles não viviam mil anos do nosso calendário solar, nem tinham filhos aos 500 anos…

      Também já pensei que poderiam usar um calendário lunar, mas também não dá certo, porque os filhos de Noé tinham cerca de 100 “anos” quando aconteceu o dilúvio e já tinham esposas e logo depois do dilúvio já tiveram filhos.

      Acontece que 100 ciclos lunares dá 8 anos!

      E a Bíblia também fala em meses… Fala que começou a chover no segundo mês do 600º ano da vida de Noé, e que tudo voltou a ficar seco no primeiro mês do 601º ano da vida de Noé. Isso dá 11 meses, e não bate com os 40 dias chovendo + 40 dias de águas baixando…

      Lembro que já foi citado outras vezes no cast que o número 40 na Bíblia geralmente quer dizer “muito tempo”, que é algo smbólico.

      Enfim, ou estes números são todos simbólicos, ou esse povo tinha uma maneira muito maluca de contar o tempo…

    4. Obviamente, eles são personagens literários de um mito que foi passado de geração a geração… não importa qual calendário eles usavam, pois, eles podem ter a idade que o autor quiser que eles tenham… ou não…

  2. Já que a Nilda pediu vou deixar minha opinião sobre o programa!

    Conteúdo sensacional, mas estou com vocês galera, acho a história do Noé muito improvavel, viver 600, 700 anos? Só por ser o escolhido do senhor? haha, a toeria que cada filho deu origem a determinado povo é válida mas eu também não concordo, está claro por estudos que o isolamento geográfico meio que criou raças diferentes, por exemplo os Indios Brasileiros, Aborigenes, etc, é muito improvavel que essas tribos tenham vindo dos filhos de Nóe, mas é histórinha bíblica e a gente faz de conta que acredita.
    Poderiam ter falado um pouco mais sobre o filme, do que acharam e tal, de qualquer maneria o Rapadura Cast fez isso e ficou bem bacana.
    Ótimo programa pessoal, sempre que possível passarei aqui pra comentar.
    Abraço!

    1. Oi Léo, a gente não falou do filme pois na verdade o cast foi gravado antes. No próximo leitura de pergaminhos mostramos rapidamente nossa opinião. Mas também queremos saber o que os ouvintes que viram o filme acharam para comentarmos em outro episódio de emails e comentarios.

    2. Olá Léo!

      Obrigada pelo comentário.
      Sobre cada filho de Noé ter dado origem às diferenças etnias existentes: claramente é apenas uma forma de explicar como as coisas surgiram. Mas independente disso, o fato é que este relato bíblico é usado até hoje para classificar certas etnias e grupos linguisticos. Mesmo havendo contestações sobre este uso, a denominação está presente na nossa cultura.

      E ainda não escutei este Rapaduracast sobre Noé, preciso sanar isso o mais rápido possível

      abraço

  3. Alexandre Buhler

    Excelente podcast, gostei muito do foco no noé antigo, principalmente com as citações sobre os livros apocrifos.

    Bastante gente falou de vocês no programa sobre o filme do Noé no rapaduracast, falando para chamar algum de vocês, inclusive eu mandei um e-mail logo que saiu o filme do noé dando esse conselhos para eles.

    Recomendo o episodio deles também

    Não aguento mais ver esse filme, ja que eu estou trabalhando em um cinema fazendo a limpeza de salas, e vejo o final de noé umas 3 ou 4 vezes por dia xD

    Muito bom o episodio parabens 😉

  4. Adorei o episódio. A história do Noé foi algo que sempre me encafifou (tive uma formação católica bem forte). Na verdade, junto com toda a história do Adão, o que me fez primeiramente questionar a igreja lá na minha adolescência. Não entrava na minha cabeça que tão poucas pessoas fossem dar origem a população mundial. Sem contar a crueldade de Deus em simplesmente matar todo mundo porque não estava satisfeito.

    Sei que não é o escopo do Papo Lendário, mas impossível não lembrar da infeliz declaração de um deputado-pastor (cujo nome nem merece ser citado) dizendo que o povo africano se originou de um descendente amaldiçoado de Noé. Mesmo aqui essas idéias perniciosas se criam.

    Irônico pensar que na verdade o povo que contou essa história é que era derivado dos seres humanos da África. Afinal, a humanidade surgiu lá e depois ganhou o mundo.

    1. Também sempre questionei esta história de Deus só poupar a família do Noé porque, teoricamente, não tinha pecado e então dariam origem a uma humanidade mais “pura”.
      Obviamente este plano deu completamente errado, uma vez que ainda existe tanta guerra, corrupção, etc…

  5. Não sei se vocês vão ler esse comentário, mas o Pablo falou que Deus não falou com nenhuma mulher na Bíblia, só mandava mensageiros. Na verdade ele falou com uma só: Eva. em Gênesis 3:13 perguntando porque ela comeu do fruto proibido e em 3:16 amaldiçoando com essa “À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.

  6. oi! eu sei que eu tô meio atrasada no podcast, mas é que fazem apenas 9 meses que eu descobri e estou acompanhado vocês… Este cast estava ótimo, aliás como todos os outros que ouvi!!
    E, ouvindo aquela parte no finalzinho que vocês comentam sobre como se usou e usa a religião para justificar o racismo, o ataque a outro povos e matar pessoas, gostaria de saber um pouco mais..
    Não sei se já gravaram algum com este tema (só ouvi uns 60 até agora! por enquanto), se tive, qual é?
    Se não, poderia ser tema para um cast inteiro… o que acham? sobre guerras, disputas e ataque baseados em mitos e religião.
    Até mais!
    obrigada

Comentários encerrados.