Escritos Lendários: Terras, Reinos e Lugares

Histórias de Terras e Lugares Lendários

Você não sabe onde fica Tapobrana? Já ficou imaginando as riquezas do reino de Preste João? O que pode dizer sobre a Sião mítica?

Se não ouviu falar deles, saiba que fizeram parte do imaginário do mundo Ocidental por muito tempo. Em Histórias de Terras e Lugares Lendários, Umberto Eco conta a história destes lugares imaginários e de muitos outros. Também procura explicar como se tornaram mitos e sua importância para a época, ou como permaneceram no imaginário ocidental até os dias de hoje. O livro é belíssimo, rico em ilustrações, texto e contexto.

Umberto Eco é um semiólogo e medievalista, que entende de mitos e do ideário medieval como poucos estudiosos da atualidade. Além disso há o fato de Eco também ser um escritor de ficção, o que faz com que saiba cativar o leitor. Mesmo quando apresenta documentos históricos, ele o faz de uma maneira que estimula e instiga a ir adiante na leitura e a buscar conhecimento sobre estas terras imaginárias.

Há muitas terras, lugares e conceitos apresentados neste livro, dos quais destaco três:

O mito da Terra Plana e os Antípodas:

Neste capítulo o autor procura demonstrar como é errônea a idéia de que na Idade Média se acreditava que a terra era plana, e de que isso faz parte de uma noção de Idade Média criada pelos Renascentistas.

Eco demonstra, entre outras coisas, como o não entendimento dos signos presentes nos mapas medievais serviu para sustentar a idéia de que a maioria dos estudiosos acreditavam que a Terra seria plana.

E os antípodas?

Bem, a existência dos Antípodas era algo que assombrava e intrigava a todos os que sabiam que a terra não era plana. Pois imaginar como eles poderiam existir do “lado de baixo” do mundo criou teorias, no mínimo, extremamente interessantes.

O reino de Preste João

Preste João era o rei-sacerdote cristão, nestoriano, de um país no Oriente, que existia em meio aos reinos e sultanatos muçulmanos. Um reino em que havia abundância de ouro, prata e pedras preciosas.

Muitos viajantes relataram ter encontrado indícios de sua existência, com notícias de que haveria um casamento entre o rei-sacerdote e a filha do Grande Khan. Outros relataram ter encontrado indícios de que seu reino ficaria na Etiópia.

É um reino no qual muitos Reis, Papas e nobres acreditaram existir.

Literatura reforçando os mitos recentes, ou não tão recentes

No capítulo A Invenção de Reines Le Chateau, Eco nos mostra como os interesses de um pároco, um livro de veracidade duvidosa, um documentário e um best seller ajudaram a criar uma lenda e um local mítico por si.

É um capítulo bem bem interessante e que dá o que pensar sobre como muitos mitos podem ter sido criados.

Porque lê-lo?

Para responder a pergunta acima vou dizer o porquê comprei este livro:

Há alguns anos li o livro Baudolino, também do Umberto Eco. E qual não foi a minha surpresa quando, numa livraria, folheei Histórias de Terras e e Lugares Lendários e vi muitas referências às terras e reinos pelos quais Baudolino passou. Este foi o meu primeiro incentivo para comprar e ler este livro.

Além disso, ao final de cada capítulo o autor reproduz de textos de cartas de época, decretos sobre o assunto, opinião de jornalistas, reflexões de filósofos e também citações literárias a respeito destas terras e reinos.

O que ajuda muito quem não tem acesso a todos estes livros ou quer uma noção melhor do que o autor está falando. Não há a necessidade de parar a leitura e fazer uma pesquisa na internet, onde nem tudo está traduzido ou vem de fonte confiável.

Sem falar nas ilustrações belíssimas, que complementam muito do que é escrito.

Tudo isso faz com que Histórias das Terras e Lugares Lendários seja um calhamaço e tanto, o que não o torna um livro barato. Mesmo assim vale a pena tê-lo como uma rica fonte para consultas e referências, a ser usado e abusado. Pelo menos eu pretendo usá-lo sempre que a oportunidade aparecer.

ECO, UMBERTO:  História das terras e lugares lendários. Rio de Janeiro. Editora Record, 2013.

PS: e sim, temos um podcast sobre o tema: Papo Lendário 31 – Terras Lendárias
E  3 artigos sobre um dos temas do livro: As Diversas Terras Ocas do Mundo (O Mito da Terra Oca – Parte 01) ; Resenha de Niels Klim’s Underground Travels (O Mito da Terra Oca – Parte 02) e Outras Obras Sobre a Terra Oca (O Mito da Terra Oca – Parte Final)

1 comentário em “Escritos Lendários: Terras, Reinos e Lugares”

Comentários encerrados.