Uma Rápida Reflexão Sobre Hórus e Cristo

Aqui está uma rápida comparação entre a mitologia cristã e egípcia, principalmente entre Hórus e Cristo. Mas não se trata da famosa comparação que vemos constantemente nas redes sociais em que ateus usam para desacreditar o cristianismo, uma porquê essa ideia possui inúmeros furos, porém isso fica para outro dia.

O que quero aqui é apenas gerar uma rápida reflexão mostrando as diferenças e semelhanças de culturas distintas.

Vamos analisar os mitos egípcios. Hórus, um deus heróico, com o papel de salvador/esperança do mundo, com isso é fácil notar um “quê” de Jesus Cristo nele, pois sua importância é muito grande, ainda somado à ênfase que se dá a sua bondade, e ao fato dele ser o deus-filho (no caso filho de Isis e Osiris).

No entanto, Hórus é muito mais filho de Ísis do que de Osiris, isso se considerarmos como as lendas são contadas. Assim temos um aspecto matriarcal na cultura egípcia. Nesse caso, Isis é uma deusa importantíssima (tão importante que se estendeu além da cultura egípcia), muito ligada à magia e maternidade. Diferente de Cristo que, apesar de toda a importância que Maria tem, não podemos negar que o Pai do menino é muito mais relevante.

E falando no Pai, no cristianismo temos Deus Pai, o Senhor todo poderoso, onisciente e onipresente como o pai de Jesus, o filho que possui características humanas e divinas, consideraremos ele um “semi-deus”, pelo menos para nossa comparação. Assim vemos que Jesus está bem próximo de nós, enquanto que Deus é o contrário, está mais distante. Jesus é a forma de Deus se aproximar da humanidade.

Já para os egípcios os deuses não estavam tão distantes. Ainda mais se considerarmos os pais de Hórus, que reinaram sobre o povo egípcio, chegando a ter um aspecto de antepassados e mestres da humanidade, vemos que o casal, apesar de divino, não era onipotente como o Deus Cristão, e sim mais humanos do que Ele. Por sua vez, o filho, Hórus, era um deus do mesmo modo que seus pais. Isso porque ele não precisou sofrer mais nenhuma “humanização” para se aproximar do seu povo, contrário de Cristo.

Isso tudo nos leva a outra reflexão. Hórus(à direita) é um deus falcão, igual ao (à esquerda), e ele sim possui (em algumas versões) uma imagem de deus supremo e criador. Em certos momentos e Hórus se confundem, por exemplo, o mito do famoso olho egípcio pertence a ambos. Em outras versões Hórus é filho do próprio . Isso nos faz pensar se, Hórus pode ser interpretado como um avatar de assim como Cristo é de Deus? Ou então uma forma mais recente do deus-sol? Ou ambas alternativas.

4 comentários em “Uma Rápida Reflexão Sobre Hórus e Cristo”

  1. Augusto Tenório

    Muito bom, sucinto e informativo. Só se atente a alguns problemas de pontuação (sobretudo de vírgula).

  2. Eu creio que o Deus/Demiurgo para os Egipicios seria Knum

    http://www.fascinioegito.sh06.com/carneiro.htm

    O Deus que deixou seu toque no universo e sua imagem e semelhança na humanidade seria ele. O Rá é um representante da força de criação/vida/caos e Horus seria um agente entropico contra o que há de maleficio. Horus já foi tido como um bom Deus da Guerra e um ceifador da corrupção, os arquétipos de jesus cristo ficam um tanto não tão próximo a isso, Jesus como um messias fica mais próximo ao meu ver do Osíris. Aconselho estudar mais a fundo o Kemetismo e a mitologia Egípcia para melhor entendimento.

  3. Olá Marlon.

    A comparação aqui de Hórus e Cristo foi focado na ideia de ambos passaram uma certa imagem de “deus-filho” e de esperança. Claro que em uma civilização mais guerreira, é comum que o deus seja também guerreiro.

    Uma comparação que podemos ter de Osíris com Cristo é o fato de ambos estarem ligado com morte e retorno, apesar que um esta mais voltado para a morte e o outro para o retorno.

    Quanto a Knum, este é um deus bem antigo, e com as diversas mudanças que houve no panteão egipcio através de sua existência, podemos dizer que de certa forma a “liderança” desse panteão modificou varias vezes (isso gera um novo post), chegando até mesmo ao monoteísmo. Mas mesmo assim Rá é o deus mais associado aos outros grandes deuses que aparecem, vide Amon-Rá, e o próprio Knum que as vezes mantem essa ligação, e claro também, o Hórus como é dito no texto.

  4. Fico no aguardo de um próximo post que vá mais a fundo nisso tudo. Esse trabalho e vocês no mitografias é fantástico, acompanho vocês desde 2009.

Comentários encerrados.