Papo Lendário #23 — Escolha o seu Lado, ou Não!

Nessa edição do Papo Lendário, Leonardo Mitocondria, Juliano Yamada, Felipe Nunes, e Pablo de Assis, conversam sobre o conceito de Maniqueismo e a índoles dos deuses antigos.

Conheça a origem do Maniqueísmo.

Descubra quem eram os deuses bons e maus nas mitologias.

Veja como os conceitos de certo e errado mudaram com o passar do tempo.

E escolha entre o lado da luz ou o lado negro!

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

8 comentários em “Papo Lendário #23 — Escolha o seu Lado, ou Não!”

  1. Gustavo Ribeiro

    Muito boa escolha de música final … Grande compositor ENNIO MORRICONE do filme O BOM , O MAU e o FEIO . Grandes atores

    Eli Wallach … Tuco

    Clint Eastwood … Blondie

    Lee Van Cleef …. Sentenza / Angel Eyes

    Sigam o bom trabalho de vocês ! E pra quem não viu o filme vai a dica !

  2. Excelente, terminei de ouvir agora.

    Estão falando todos os assuntos que eu gosto, pois Maniqueísmo extravassa a mitologia e atinge praticamente todas as áreas da vida. Apesar de que eu tenha uma visão mais grega da vida. Ainda mais do ser humano, que jamais poderia ser classificado de forma tão simplista.

    Uma observação é que depois de ouvir a parte dos egípcios e ficar boiando, resolvi ler um pouco sobre essa mitologia.

    Grande abraço e aguardo o próximo.

  3. É um assunto muito controverso, justamente por extrapolar a área da mitologia e avançar pela religião e filosofia. Vocês fizeram uma abordagem muito boa, embora pudesse ser mais profunda… Mas estão justificados, pela própria delicadeza do assunto.

  4. Esse programa foi um dos melhores que vocês já fizeram. O tema foi excelente, algo sério contrastou bem com o último. A edição também ficou muita boa. E a música de fundo matou a pau, Ennio Morricone é foda!

    Nem tenho muito o que acrescentar. Olhar para povos antigos com a mentalidade de hoje é realmente absurdo, mas mostra muito bem a evolução do pensamento humano.

    Muitos deuses antigos possuem essa dualidade, me lembro agora de deusas africanas ligadas a fertilidade e ao feminino, que traziam a fertilidade ou a praga conforme forem agradadas com homenagens e sacrifícios. Lembro de ter lido isso, mas nenhum exemplo de deusa ou mitologia. Me lembro também de um deus tubarão havaiano, que salvava pessoas dos afogamentos mas punia pescadores.

  5. Muito bom o podcast!

    O tema escolhido é tremendamente pertinente quando se fala de mitologia.

    E ficou perfeita a musica do Enio Moricone como fechamento. O bom, o Mal e o feio não deixa de dar um tom comico e relativo a questão do bem e do mal.

    Parabéns.

  6. Estava pensando que não dava pra comentar mais, até porque estou escutando o Papo Lendário em ordem cronológica.

    Ainda não escutei, claro, o Leitura de Pergaminho que vai abranger esse podcast também, mas queria dar duas observaçõezinhas sobre esse episódio.

    O primeiro é que para os protestantes a fé é suficiente sim, mas a fé leva automaticamente à mudança de pensamento e comportamento. Não adianta ter fé em um Deus que pregou o amor, Jesus Cristo, e continuar praticando o contrário. Pode-se dizer que esse não é crente, que a fé foi dita mas não é verdadeira.

    A segunda é que o Deus do Antigo Testamento tem sim um comportamento diferente do Deus do Novo Testamento. Esse comportamento a gente atribui muito à cultura da época. A cultura do AT é atribuída às diversas tribos existentes, cada uma com uma ideologia e tudo o mais que a gente já sabe, hahaha, e existiram muitas guerras entre os povos. A cultura do NT tem sim as guerras, porém é um processo de processão de terras – Império Romano – e com uma cultura diferente (me corrijam se estiver errada).

    Abraços e continuem sempre assim, ótimos no que fazem!

Comentários encerrados.