capa cast 01

33 Flares Twitter 0 Facebook 33 Filament.io 33 Flares ×

exu

Olá, leitores e ouvintes!
Vou estrear a minha participação no site com uma mitologia pouco comentada, eu pelo menos não ouço muitas pessoas conversando sobre ela, a mitologia africana!

De inicio vou apresentar para vocês Exu. Para os que gostam de comparar mitologias, ele é o deus africano mais parecido com o Hermes, tanto no mau quanto no bom sentido. Seu nome, Exu, significa esfera, por ser um deus eterno, não ter começo nem fim. Exu é o orixá da comunicação. É o guardião das aldeias, cidades, casas, das coisas que são feitas e do comportamento humano.

Ele é encarregado em receber todas as oferendas primeiro, para segurar que tudo ocorra bem, e de garantir que sua função de mensageiro entre Orun e o Aiye (mundo material e espiritual) seja plenamente realizada.

Muitos devem estar pensando neste momento: “Mas Exu não é a mesma coisa que diabo?”

E eu lhes digo meus amigos: Não, não é a mesma coisa. E vou explicar a vocês o por que deste erro, muito comum:

Na época da colonizações da África o Exu foi sincretizado como diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano: Um falo humano ereto, simbolizando a fertilidade.

Compara-lo com o diabo, satanás, é um absurdo, pois, dentro da construção teológica yorubá não existe entidade (orixá) que ocupe essa posição oposta ao bem, como em religiões cristãs, entre outras. Todos da mitologia yoruba, bem como no candomblé, tem sua porção positiva e negativa.
Exu2

Exu é figura de status entre os Orixás, que apesar de ser subordinado ao poder deles, constitui uma figura tão poderosa que freqüentemente desafia as próprias divindades. Sua função e condição de figura-limite entre o astral e a matéria, se revela em suas cores, o negro e o vermelho, sendo esta última a vibração de menor freqüência no espectro do olho humano, abaixo do qual tudo é negro, há ausência de luz.

Seus aspectos contraditórios também podem ser analisados sob outro ponto de vista: o negro significa em quase todas as teologias o desconhecido; o vermelho é a cor mais quente, a forte iluminação em oposição à escuridão do negro. Até em suas cores, Exu é o símbolo das grandes contradições, do amplo terreno de atuação.

Bom fica ai com vocês uma pincelada sobre este orixá.

Fontes:

A melhores histórias da mitologia africana – A.S. Franchini e Carmen Seganfredo
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exu_%28orix%C3%A1%29

Autor: Vinicius Machado

Categories: Artigos, Lendas

30 Responses so far.

  1. werline araujo says:

    oxum p mim nao e diabo e sim sabedoria uma religiao…….

  2. jessica cristina says:

    gostei muito disso

  3. Mardem says:

    Olá. Ainda não ouvi. Vou baixar agora.. Mas gostaria de fazer um comentário.

    Um orixá não é um Deus.. Ele é um Orixa. Um dia foi homem e devido a força de seu nome e o culto aos ancestrais ganhou poder e se torna um Orixá.

    Creio que seria interessante corrigir esse detalhe no texto de vocês.

    Abraços.

    Vou ouvir pela primeira vez o pod de vcs.

  4. pedro l says:

    interessante, mas uma pergunta, por que nos dia atuais ainda permanece a ideia de exu é demonio, será que é simplesmente desinformação ou fator cultural ou ainda ouve a mistura de varias culturas no brasil, provoca este desentendimento,até mesmo para os praticantes da umbanda e do candonblé, e ainda qual é a logica e a diretirz, para entendimento melhor, desde já obrigado.

  5. Carlos de A Marins says:

    Bom dia!!!

    Resposta exelente sobre exu tem pessoas deturpando este orixa,
    na verdade é maravilhoso, é só ter fé e acreditar como eu acredito

  6. jonatha says:

    ai queero uma fot mas legau esas são aas mas irdicula

  7. Gilson says:

    Um Orixá nunca foi homem. Os Orixás pertencem a outra cadeia evolutiva, não humana. São os Senhores das energias naturais de todos as dimensões do universo. Dentro do saber hindu, correspondem aos Devas.
    Os mitos que ligam os Orixás a uma existência humana visam apenas estabelecer uma forma mais poderosa de transmitir conhecimento de forma oral, tal como os mitos egípcios, gregos, romanos, etc.
    É preciso “ler” um mito para além do aparente.

  8. Deus de Fogo says:

    Exu, ou qualquer santo que, as pessoas adorem ou rezem são demonios Sim, Sim, os demonios sé escondem atraz das imagens para receber rezar e as pessõas pesão que estão adorando uma coisa divina.. se essas porcarias fosse, divina, na Africa não teria tanta fome e seca, a sim como os pernabucanos, que adoram padicicero e outras toleladas de santos, onde não chove porque???, simples meus caros, examinem as excrituras sagradas.. Vejam o que o unico Deus de verdade falou para seu povo..( Exodo 20:1)1 Deus falou, e foi isto o que ele disse: 2–Meu povo, eu o SENHOR, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde voces eram escravos. 3–Não adorem outros deuses; adorem somente a mim.
    4–Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra,ou nas águas debaixo da terra. 5 Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adorem, pois eu, o SENHOR, sou Deus e não torelo outros deuses. Eu castigo aquelee que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. 6 Porém sou bondoso com aquele que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de *gerações.7–Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de voces, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome.

    Agora que voces sabem averdade, voces já Aceitaram o SENHOR JESUS, como unico Salvado… ( Marcos 16:16) Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

  9. Sério mesmo que veio alguém espalhar fanatismo religioso em um dos melhores podcasts do Brasil?

    Cara, de boa, enfia sua religião na cavidade de seu corpo que melhor lhe convier. Sob qualquer lógica decente, seu “Deus” também não exite.

    Se você quer citar a Biblia, que tal começarmos pelos versículos que condenem pessoas que usam roupas de tecidos diferentes? Ou que sentenciam à morte aqueles que plantam dois tipos de colheita lado a lado?

    Se você discorda da opinião dos outros, ABSTENHA-SE de ofender as religiões dos outros. Lembre-se sempre de RESPEITAR.

    A ÚNICA coisa que a sua religião cristã tem melhor que quase todas as outras é Marketing (que a Igreja Católica ajudou a espalhar através de chacinas intermináveis nas Cruzadas e depois com a Inquisição).

    Se você tivesse ALGUM conhecimento what so ever sobre História, saberia que uma das raizes do problemas que a África enfrenta é resultado da devastação que os europeus fizeram lá.

    ESTUDE antes de abrir a boca!

  10. (agora que eu li direito… “excrituras” meu caro? EXCRITURAS??? Táquipariu)

  11. Leonardogp says:

    “se essas porcarias fosse, divina, na Africa não teria tanta fome e seca, a sim como os pernabucanos, que adoram padicicero e outras toleladas de santos, onde não chove porque???”

    Quer dizer, dane-se os fatos sociais, culturais e politicos, a culpa é do Diabo. LOL

  12. Leonardogp says:

    “se essas porcarias fosse, divina, na Africa não teria tanta fome e seca, a sim como os pernabucanos, que adoram padicicero e outras toleladas de santos, onde não chove porque???”

    Eu viajei, quis dizer fatores sociais, ambientais e políticos. =) Perdoem pelo comentário extra.

  13. Nilda says:

    Ixi.. será que ele vai ler o restante do site? Pq aí a coisa vai ficar feia..

    Se tem algo que detesto é fanático religioso que não entende nada da própria religião. Como cristã católica fico muito triste com este tipo de comentário.

  14. MEL says:

    QUERIDOS; O QUE VOÇÊS ENTENDEM DO MUNDO ESPIRITUAL PARA SABER O QUE É CERTO OU ERRADO, QUERO QUE SAIBAM QUE EXISTE UM DEUS CRIADOR DO CÉUS E DA TERRA. E QUE DEU O SEU UNICO FILHO P MORRE PELO SEUS PECADOS . A ESSE SIM DEVEMOS ADORAR E REVEREMCIAR COMO REDENTOR DAS NOSSAS VIDAS PORQUE FOI PARA ISSO QUE ELE VEIO.NÃO IMPORTA QUAL É O SEU CREDO RELIGIOSO,OU A QUEM VOÇÊ ADORA, QUERIDOS EU SÓ SEI QUE SÓ JESUS PODE NOS DA A VIDA ETERNA .E A SUAS MÃOS ESTAR SEMPRE ESTENDIDA PARA NOS SALVA E PERDUA OS NOSSOS PECADOS, PORQUE A ELE FOI ENTREGE TODO O PODER, TANTO NOS CÉUS QUANTO NA TERRA . ISSO EU POSSO DIZER ,COM TODA A CETEZA…

  15. Turi lemes says:

    Amei a esplicasao q vcs derao parabens ha e quanto ao comentario de nosso irmao catolico nao estamos discutindo quem salva mas sim esclarecer duvidasa sobre os nossos amados orixas

  16. Odé says:

    Gente, se esse povo fanatico por cristianismo fala q nossos orixas sao demonios,e tudo mais oq eles fazem se infiltrandoo em sites referentes aaa orixas !?
    me desculpem mais isso tbm é uma forma de estar querendoo saber mais sobre nossos cultos e nossa crença e td isso se resume em vontade de estar conosco em nosso candomble !!!

  17. alb says:

    Aquele que realmente acredita na sua própria religião
    não tem tempo ou necessidade de criticar a fé dos outros.
    intolerância religiosa não é só ignorância:é CRIME!

  18. ANdreizilla says:

    Apenas ignorem comentários fanáticos, infelizmente pessoas ignorantes e fanáticas ainda existem aos montes. Sejam ateus ou cristãs. Adorei a matéria, tive pouco contato com isso exatamente por ser tão demonizado. Que venham mais matérias interessantes.

  19. Matheus says:

    Atenção gostaria de lembra que que Exu não e um Deus e sim um Orixá então não entenda mau dessa postagem errada e outra Exu não e Demônio sua aparência parece mais não e …

  20. Angelina Martins says:

    Querido Tales se foce mais bem enformado sobre a cultura brasileira saberia, que deus e Deus e orixas sao orixas todos provem de Deus enclusive idiotas como vc querido…

  21. berg says:

    Exu ñ é orixá e sim recebe ordem dos mesmos, quanto a evangélicos so tenho a dizer que eles são os maiores macumbeiros que existe… E lembrem sempre amigos que se existe nessa terra foi com a permisão de deus.

  22. SMN says:

    Muito legal e tudo mais… Mas por quê ele tá segurando uma ROLA na segunda foto?

  23. Nilda says:

    SMN

    Aquilo na mão de Exu é o porrete, ou cetro de poder, que o ajuda a punir quem esquecer de honrá-lo nas encruzilhadas e com o direito de uma parte em todas os ebós (oferendas).
    O nome deste porrete é Ogó e, até onde sei, é o nome somente desta arma de Exu e de nenhum outro Orixá.
    O porque de ser um simbolo fálico não consegui descobrir ainda, mas não é o tipo de coisa incomum em religiões não monoteístas.

  24. ZAPS says:

    Exu, Meu Querido EXU…

    Foi mto bom aprender um pouco mais da sua história, tudo se encaixa desta maneira mesmo.
    Pode colar a HR que Quiser…
    Que o Sr. Sempre esteja comigo.

    SALVE SALVE AXÉ AXÉ…

  25. Valdinei says:

    A questao e o seginte:nao emporta si sao ou nao. O mais emportante e o homem ser a criacao mais maravilhosa de todas as criacoes. Eu posso afimar com toda conviquicao pois vim ao planeta terra com uma missao de alerta aos homens a acordarem desse pesadelo criado por envejojos que nao aceitam que o homem tenha sido criado por ultimo seja o quarto na heraquia do poder. O planeta terra e o lugar a onde podemos mostrar que realmente samos digno de tanta hora. Mesmo revestidodos de trevas nao deixamos as trevas nus sufoca. Pois os filhos das trevas sentem prazer nao em nus matar, mas em morer por nossas maos pois assim tentam provar a sua teoria que nao samos merecedores de ser chamados segudo a emagem e aparencia do onipotente. O filho de deus desse: aquele que crer em mim, farar obras maiores que as minhas. Dois mil anos se passaram e ainda nao houve um unico homem que tenha a corragem de determinar com fê o que todos homems querem que aconteca. A unica coisa que falta acontecer. Eu vim pra ver isso acontercer tenho fê que uma ou duas concorde comigo e que possamos todos juntos voltamos para a casa do pai que nuns espera anciedade.

  26. Igor Sérgio says:

    Orixás não são deuses, até onde sei não. Talvez em alguma nação do candomblé. E pelo menos na umbanda, Exu não é um orixá, mas sim um guia espiritual, guardião, como os caboclos, preto velhos, etc. O fato do pênis de madeira em sua mão, é que em algumas nações no candomblé, ele é ligado diretamente a procriação. Enfim, exú é magnifíco, porém, muito mal compreendido, infelizmente. Existem lojas de candomblé que vendem esculturas de Exu, com chifre, todo vermelho.. isso é errado , Exu não é isso. Quanto aos fanaticos religiosos, saibam que pelo menos na umbanda, existe um forte sincretismos, de santos católicos, aos orixás, e principalmente de Jesus Cristo para Oxalá, não que sejam a mesma pessoa, mas são muito parecidos, trazem a paz, a tranquilidade… a base da umbanda, segundo o fundador, o caboclo das sete encruzilhadas, é Jesus Cristo, devemos seguir seus ensinamentos sempre, sem deixar de lado, claro, os orixás, enfim, candomblé e umbanda, não são dificeis de entender e de compreender, vocês que os fazem de dificil, não aceitando alguns fatos. Oque importa é a fé, que temos, acima de tudo, em Deus, seja ele chamado de Tupã, Alah, Olorum, Jeová, pois Deus, só existe um, mas é chamado por muitos nomes. Espero que alguns fanáticos leiam meu comentário, e entendam um pouco desta incrivel religião, que se chama candomblé/umbanda.

  27. Adriano says:

    O Cristianismo é a forma mais Nociva de Politeísmo que existe. E digo Politeísmo por que se já tivessem entrado em acordo sobre quem é o Verdadeiro Deus deles, não haveriam tantas Igrejas defendendo “A Verdade”. A Mitologia Africana, se qualquer um prestar atenção, é a base para qualquer mitologia.É tudo a mesma coisa. E digo mais: Os conceitos do Candomblé – e consequentemente da Umbanda – podem ser compreendidos sob um ponto de vista científico também…diferente dos conceitos cristãos que estão aprisionados à questões morais e explicações rasas que não permitem aprofundamentos imparciais…Orixá pode ser compreendido como divindade, como entidade, como Super Ego, como Sublimação, como natureza humana, arquétipo de personalidade, representação antropomórfica de: elementos da natureza, processos naturais, científicos, ou aspectos humanos. E a “vantagem” dessas religiões nesse quesito reside justamente no fato de que nenhuma dessas explicações torna o Orixá algo “não divino”, “menor”, ou ilógico. Acho que um Papo Lendário sobre Candomblé seria PERFEITO, justamente por causa da imparcialidade dos apresentadores, a pluralidade dos pontos de vista (de um geólogo a um psicólogo), e as múltiplas possibilidades que a própria “fé” do Candomblé abraça. Seria perfeito…a maioria dos Protestantes não sabe nem o que significa “Protestante”, muitos nem sabem quem foram Lutero ou Calvino, ou jamais pegaram num livro de história para entender melhor o contexto social e histórico dos personagens de sua Bíblia, e a impossibilidade de dialogar com a maioria deles já começa por aí… Ah, e tem um detalhe: eu não sou do Candomblé…

  28. Rudriguez says:

    Não sou portador de uma verdade absoluta apenas um garimpeiro que busca seu ouro em uma terra que existe diversas pedras, mas a somente um Senhor seu nome não sei pois se perdeu muitos dizem que é Deus mas este nome foi os homens que o criaram . Só sei que existe uma causa para todas estas coisas da qual não sei ,porém a minha opinião é Se Deus é absoluto e eterno sempre existiu porque?
    Faria outras divindades ou seres santos para compartilhar de seu reino,pois ele é a causa primaria da existência se criou outro ser ou fez ainda que da essência de seu poder esse ser é efêmero insignificante

Leave a Reply