Papo Lendário #02 — Olhe Sempre para o Lado Bom da Morte!


Em apenas dois episódios e a Senhora Morte já nos alcançou!

Nesse episódio do Papo Lendário, Leonardo Mitocondria e Pablo conversam sobre como o conceito de morte é visto pelas diversas culturas do mundo, como a finitude humana era para as antigas mitologias e como tais idéias mudaram até chegarmos nos dias atuais.

Perceba que a morte que nos causa medo e terror atualmente nem sempre foi encarada dessa forma. E descubra mais sobre os ritos de passagem das antigas culturas nesse lendário episódio!

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

  • Opa, acabo de chegar aqui por um twitt do Leonardo2099 e o cast parece ser bem legal, já estou baixando os outros episódios e logo, logo, baixarei esse. Depois comento sobre o podcast. Abraços.

  • Gente, muito bom esse episódio, ein?

    E a versão em português do Always Look on the Bright Side of Life eu não conhecia! Ficou excelente a edição! Parabéns!

  • vou ouvir estou baixando

  • Nossa,é o Chaves q canta a versão em português
    do “Always Look on the Bright Side of Life”

    Eu gosto muito da visão Oriental da morte, especialmente a Taoísta q é bem semelhante à Budista.

    Vcs vão falar da figura do Ceifador no próximo cast?

    abs e parabéns

  • Flávia Santos

    SAUDAÇÕES!

    Olá mais uma vez pessoal do Papo Lendário! Antes de mais nada, desculpem por eu não ter mandado um email sobre a ultima edição de Thor. Tive coisas demais do colégio pra fazer e passo quase a semana toda mais lá na escola do que em casa. Acaba que não consegui mandar o email que prometi. Desculpem-me por isso. Não vou prometer mandar hoje também, afinal está chovendo horrores aqui em Porto Alegre e minha internet vive caindo quando chove. Mas vou me esforçar para isso!
    Vou escutar o cast assim que terminar de baixar. Não sei nem se vocês talvez não comentaram isso, mas como sempre vou puxar brasa pro mundo anime: comentem sobre os Shinigamis, que em Bleach são pessoas que guiam as almas para o “outro lado” e em Death Note são uns bichos bem bizarros.
    Enfim, vou ouvir o programa antes de continuar atucando vocês com ideia bobas e palpites. Os Papos Lendários são sempre bem legais, na minha opinião. É um papo sério, mas que ensina a gente sobre mitologia. Gosto disso, de verdade.

    Um grande abraço a todos e até mais!

  • Mais um tema muito interessante, pessoal.
    Vcs tão de parabens
    abraço!

  • Felipe Nunes – 15 Anos – Salvador/BA

    Excelente podcast, ainda mais considerando que é apenas a segunda edição.

    Senti falta de ser dito sobre a morte na mitologia nórdica, que diz que os mortos vão para uma espécie de inferno, exceto pelos guerreiros mortos em combate, que vão para o Vahalla fazer parte do exército de Odin para o dia do ragnarok.

    Não conhecia essa versão de Always Look on the Bright Side of Life em português, bem legal.

  • Suicídio/Eutanásia/Ortotanásia ser crime, eu acho uma hipocrisia foda… A pessoa não poder nem escolher a hora que ela pode/quer morrer…

  • Cast legal. Estou com altas expectativas para o próximo!
    Eu até gosto mais da versão em português cantada pelo dublador do Chaves. Ficou muito bem adaptada, e tem até um pouco mais de melodia que a original. Não me chamem de herege, por favor 😛

  • E a trilha sonora foi muito bem escolhida: de Castlevania à Iron Butterfly!

  • Valéria Fla

    Morro de medo da morte. 🙁

    Baixando!

  • Muito bom esse episódio, o Pablo saca bastante do tema, é uma ótima adição à equipe.
    As informações foram muito bem colocadas, só discordo de quando vocês disseram que quem fica se privando de algumas coisas na verdade não está vivendo. O que é a vida, afinal? A vida é muito mais do que comida, bebida e sexo. A vida é o que nós fazemos dela, são as nossas escolhas. Ninguém pode dizer que um monge não tem vida, por exemplo. Se ele se satisfaz com uma vida de orações e um voto de pobreza, se realmente essa foi a escolha dele, então eu posso dizer que ele viveu muito bem.
    De qualquer forma, parabéns pelo cast!
    Um avraço!

  • Mais um podcast excelente.
    O Papo Lendário ainda está no segundo episódio mas já vem evoluindo bastante.

  • Oneda

    obrigado senhores por este otimo cast, o tema é complicado e a sociedade arual não costuma tocar muito neste assunto.

  • henrique

    Concordo com o Vlad ‘Focus’. Acho que vocês exageraram um pouco na parte que a pessoa não fuma e não bebe não tá aproveitando a vida. Cada um vive como quer. Eu sem fumar me sinto aproveitando muitissimo bem a vida, obrigado.

    Mas nem tudo é criticas! O podcast foi ótimo! Já são um dos meus favoritos!
    Aliás, muita trilha de games hein? Eu reconheci todos os jogos hehe

  • F.S.

    Dar a vida a Deus como bem entender: exatamente é isso o martírio. Mas o muçulmano deve seguir o Alcorão e a Sunnah do Profeta (s), que indicam que o suicídio e a matança são proibidos. Os xiitas tendem a reconhecer esse martírio que fica subentendido nas falas, que relaciona-se à violência, por fundarem alguns preceitos na morte do Iman Hussein – e este morreu violentamente, segundo as fontes xiitas. Os sunitas, se atendo a outras fontes, indicam que o martírio em batalha é sim algo que possa engrandecer o muçulmano, mas não é o único meio, definitivamente, nem o “melhor”. Mesmo os xiitas, possuem tradições nas quais um de seus Imans afirma que a gestação é uma forma de jihad (e jihad significa “esforço”), que cada mamada do bebê dá à mãe as bençãos da libertação de um escravo da descendência de Ismael. Existe uma tradição do Profeta (s), relativamente famosa, quando, voltando de uma batalha, afirma (isso ou algo semelhante a isso): “Voltamos da jihad menor para a jihad maior”. Assim como os outros monoteísmos, seja no Tanakh ou na Bíblia. morrer em nome de Deus não se associa necessariamente à violência, mas também às virtudes advindas da submissão à vontade de Deus.
    Salam. 🙂

  • Não tem como comentar este cast sem gerar polêmica. Tenho algumas opiniões que não agrada a maioria das pessoas, por isso a unica coisa que tenho que falar é: “MUUUUUUUUUUITO FODA a escolha da musiquinha do Crono Trigers para a trilha do inicio do cast!!!”

    P.S. Se eu errei o jogo vou passar vergonha… =/

    Mas adicionando uma informação, o conselho federal de medicina aprovou em 2012 que os medico tem que obedecer a vontade do paciente de não ser tratado!!! A Ortotanasia agora já é legalizada no nosso pais!!!

    Até mais!!!

    P..S.S. Pulei o primeiro sei la porque… Escuto amanhã!!!

  • A morte guarda o maior mistério da vida, os antigos falavam da morte física, que era o final de um aprendizado humano, mas a segunda morte que era espiritual representa o fracasso ou vitoria do homem “deixai que os mortos enterrem seus mortos” e a morte espiritual ainda em vida representa a vitória, ou seja, a morte dos defeitos e pecados através de um trabalho espiritual de autoconhecimento e a morte espiritual no sentido de estar morto em vida para a vida espiritual, ou adormecimento da consciência e a falta de percepção dos mundos superiores e a cegueira humana que leva ao ceticismo e a não comprovação das realidades espirituais, ou seja, a grande maioria humana dorme em sua consciência ou alma e não tem fé porque não pode comprovar essas realidades por estarem mortos espiritualmente graças a seus defeitos ou pecados.